Luiz Frederico - Pesquisador Químico

Possuo doutorado e mestrado em química analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e graduação em Química Industrial pela UFSM (2004). Atualmente, trabalho como pesquisador no Instituto do Petróleo e Recursos Naturais (IPR) da PUCRS desde 2010 até o presente. Através da minha formação acadêmica como químico analítico, fui um dos responsáveis pela implementação do Laboratório de Análises Geoquímicas no IPR, onde atuei diretamente no desenvolvimento de metodologias analíticas bem como em treinamentos de técnicos e alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS. 

A implantação de metodologias analíticas estava relacionada com o investimento da Petrobras através do Projeto Cônegas (2010-2020), onde foi previsto missões oceanográficas para a caracterização geoquímica de hidratos de gás no Cone do Rio Grande, sul do Brasil.

Portanto, antes das missões em alto mar, seria necessário estruturar o laboratório, desenvolver metodologias e treinar a equipe para que as análises fossem feitas com qualidade. Além da estruturação do laboratório, participei das missões oceanográficas como químico responsável pelos laboratórios de análises químicas, bem como responsável da equipe de amostragem de sedimentos marinhos dos testemunhos. Parte do conhecimento em hidratos de gás deve-se a colaboração com a Universidade de Tóquio, os quais colaboraram para que o Brasil alcançasse a referência e independência nessa área do conhecimento. Essa nova experiência interdisciplinar me proporcionou o interesse pela geoquímica, o que me incentivou a fazer o pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense em Geociências (2016).

Atualmente, dentre as linhas de pesquisa de atuação, destacam-se os estudos relacionados aos hidratos de gás no Brasil (potencial fonte de energia alternativa no futuro), bem como os estudos da origem e evolução dos depósitos Pré-Sal da Bacia de Santos em colaboração com empresas petrolíferas como a Petrobras e Equinor, respectivamente. Sou coordenador do projeto Geacron – Ampliação da capacidade laboratorial em Geoquímica Avançada e Geocronologia dos Laboratórios do IPR da PUCRS em colaboração com a Petrobras, cujo número do processo no Sigitec é 2018/00475-2.

O projeto possui um investimento de USD 5.000.000,0 e pretende comprar equipamentos para criar um laboratório de referência no Brasil para desenvolver conhecimento em pesquisas isotópicas avançadas e geocronologia e, atender as demandas da Indústria do Petróleo e Gás através de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Compartilhe este conteúdo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram