2021 - Atual - MATER GEO

As acumulações de petróleo e gás são armazenadas em diferentes tipos de rochas sedimentares que apresentam diferentes características geológicas. Neste aspecto, para correlacionar as ocorrências de hidrocarbonetos em poços, campos e bacias sedimentares é necessário observar, principalmente, os aspectos litológicos e químicos.Atualmente, com a descoberta de novas fronteiras exploratórias como o Pré-sal, constatou-se a necessidade da realização de análises químicas de rotina para a Indústria do Petróleo e Gás, tornando imprescindível o investimento em laboratórios que possam suprir a demanda existente na referida área. Desta forma, para dar início a este procedimento no Brasil e tornar possível a aplicação de variadas técnicas analíticas, é muito importante utilizar materiais de referência que assegurem o controle de qualidade dos resultados.

Para tanto, o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS (IPR-PUCRS) apresenta o Projeto Desenvolvimento de Materiais de Referência Nacionais de Amostras Geológicas (MATER GEO) que tem como principal objetivo desenvolver diferentes materiais de referência nacionais para garantir a qualidade analítica de projetos de P&D para a indústria petrolífera, bem como para o atendimento de demandas futuras (serviços especializados). Neste sentido, o projeto MATER GEO tem por objetivo sistematizar e desenvolver procedimentos para caracterizar petrográfica e quimicamente diferentes amostras geológicas, bem como organizar ensaios interlaboratoriais para comparação dos resultados. Além disso, para que o IPR possa atender de maneira adequada as necessidades e expectativas da Indústria de Petróleo e Gás, será estruturado um Sistema de Gestão da Qualidade de técnicas analíticas (certificação de procedimentos).

2020 - Atual GENESIS

Projeto cujo objetivo é o estudo da origem e evolução das rochas-reservatório do Pré-sal por meio de estudos sedimentológicos e petrográficos dos constituintes singenéticos e diagenéticos. Intergrados com técnicas de geoquímica analítica, o projeto permitirá uma melhor compreensão da formação e modificações dos constituintes mineralógicos e seu impacto na qualidade de reservatório.

2019 - Atual GEACRON

Este projeto visa a ampliação da capacidade laboratorial em Geoquímica Avançada e Geocronologia (Geacron) dos Laboratórios do IPR da PUCRS. A PUCRS, através do Instituto de Petróleo e Recursos Naturais (IPR), historicamente desenvolveu uma expertise em função das análises associadas ao projeto Conegás I (infraestrutura, equipamentos, análises químicas) e, posteriormente, ao Projeto Conegas II, o qual envolveu a interpretação de resultados voltados a hidratos de gás. (Inserir link dos projetos Conegas I e Conegas II) A instituição possui uma grande capacidade multidisciplinar e mesmo tendo um elevado conhecimento em Geoquímica adquirido nos projetos anteriores, há a necessidade de buscar novos desafios, com possibilidades de expansão nas áreas da Geoquímica Inorgânica e Orgânica para atender as demandas da Indústria de Petróleo e Gás.

O projeto Geacron visa:

  • Adquirir novos equipamentos para aumentar a capacidade analítica e com isso permitir futuros projetos de pesquisa. Adicionalmente, verifica-se que há necessidade de ampliar o conhecimento em técnicas analíticas não usuais no Brasil, ou limitadas à poucas instituições de pesquisa, mas que não atendem à demanda da Indústria de Petróleo e Gás e que hoje são atendidas através de prestação de serviço internacional.                  
  • Devido ao elevado número de análises químicas de rotina represadas na Indústria do Petróleo e Gás, torna- se necessário o investimento em alternativas que a atenda.
  • Contribuir para entender os depósitos dos Pré Sal brasileiro, pois além de compreender as condições químicas de formação dos paleoambientes através de caracterização química e isotópica tanto das rochas reservatório, selos e por fim, dos fluidos originais dessas formações, também é necessário registrar e situar cronoestratigraficamente os depósitos e suas condições de deposição.

2016 - Atual Gasbras

Apoio à rede de P&D em Gás Não Convencional no Brasil – O projeto tem como objetivo central o estabelecimento de uma rede nacional de pesquisa para estudara melhor forma para o desenvolvimento da indústria do gás não convencional no Brasil, a Rede de P&D em Gás Não Convencional no Brasil (GASBRAS), a qual abrange estudos nas diversas fases que envolvem o aproveitamento econômico de forma sustentável de gás não convencional, desde avaliação das reservas disponíveis, passando pelas técnicas de exploração, produção e distribuição, do desenvolvimento de técnicas para preservação ambiental e da formulação de políticas públicas, até a regulação e aspectos sociais. O foco principal de estudos da rede será o gás de folhelho, mas serão avaliadas também as ocorrências de metano contidos nas camadas de carvão, incluindo os folhelhos carbonosos associados, e gás em reservatório de baixas permoporosidade,
pelo fato dos três tipos de jazimento ocorrerem nas principais bacias interiores do Brasil, objeto do presente estudo.

2014 - Atual Conegas II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joao Marcelo Medina Ketzer em 22/06/2016.

Projeto financiado pela Petrobras que tem como objetivo a síntese de hidratos de gás por diferentes composições gasosas em uma planta piloto que simulam as condições de pressão e temperatura no oceano. Caracterização química da estruturados estruturas dos hidratos sintetizados utilizando técnicas analíticas como o
difractômetro de raio-X, espectrômetro de massa de razão isotópica e cromatografia gasosa. O projeto também se propõe para a interpretação dos dados geoquímicos e sísmicos obtidos no Projeto Conegas I para compreender a dinâmica de formação e origem dos hidratos de gás no Cone do Rio Grande, Brasil. A interpretação dos dados dependerá da interdisciplinaridade de conhecimentos como química, biologia e geologia. Técnicos e pesquisadores foram contratados para compor os recursos humanos deste projeto.