2016 - 2017 - Controle de qualidade em Biocombustíveis

Nos últimos anos tem crescido o interesse em desenvolvimento de pesquisas com enfoque em fontes alternativas e renováveis de energia. Uma alternativa para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis é incentivar a utilização de biocombustíveis nos setores industriais e de transporte como substituto dos derivados fósseis. A partir do ingresso do biodiesel nas matrizes energéticas de diversos países, fez-se necessário o desenvolvimento de uma série de regulamentações que definam os parâmetros mínimos de qualidade para sua utilização em motores, bem como transporte e armazenamento.

A proposta do projeto é utilizar técnicas analíticas como a espectroscopia na região do infravermelho (FTIR) bem como a espectrometria de massa de razão de isótopos (IRMS) como alternativa para o controle de qualidade de biocombustíveis em conjunto com ferramentas matemáticas como análise multivariada. Artigos em periódicos internacionais (Energy Fuel e Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems) foram publicados comprovando esta aplicação.

2014 - 2016 - Monitoramento Ambiental em Aterro Sanitário

No Brasil, os aterros consistem na única forma de deposição final de lixo ainda permitida por lei. No entanto, esta técnica também apresenta riscos de poluição, principalmente, para as águas superficiais e subterrâneas que podem ser usadas para o consumo humano. Portanto, o monitoramento ambiental dos recursos hídricos se faz extremamente necessário na medida em que o lixiviado pode comprometer a qualidade e o uso das coleções hídricas superficiais e do lençol freático do entorno de aterros sanitários.

Neste contexto, levando em consideração o potencial poluidor de um aterro sanitário, o projeto teve por objetivo identificar possíveis pontos de contaminação nas águas subterrâneas e superficiais na área de influência do aterro de Osório/RS. Para o trabalho, foram utilizados parâmetros físico-químicos convencionais como a determinação de ânions, metais, condutividade, pH bem como a utilização de um parâmetro alternativo que avalia a degradação da matéria orgânica por microrganismos através de isótopos estáveis de carbono do carbono inorgânico dissolvido na água. Este projeto foi coordenado pelo Dr. Luiz Frederico Rodrigues e teve como resultado publicações e submissões científicas em periódicos internacionais (Environmental Science and Pollution Research, International Journal of Integrated Waste Management, Science and Technology, respectivamente), apresentações em congressos e uma co-orientação de mestrado…

2013 - 2015 - Shale Gas

Estudos de Folhelhos como Reservatórios não Convencionais: Uma Abordagem Integrada entre Petrologia, Geoquímica, Petrofísica e Geomecânica. Projeto
financiado pela Petrobras. As técnicas analíticas empregadas neste projeto foram a análise elementar (carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio) e a análise
termogravimétrica utilizando uma balança de suspensão magnética para altas pressões. Através dessas análises, é possível prever quanto de gás (metano, gás carbônico) uma camada de folhelho poderá adsorver em determinada profundidade. Essa informação é importante para estimar o volume de gás que poderá ser explorado em um determinado reservatório. Técnicos e pesquisadores foram contratados para compor os recursos humanos deste projeto…

2010 - 2015 - Conegas I

Projeto financiado pela Petrobras que tinha como objetivo o estudo de fontes não convencionais de energia alternativa relacionadas a combustíveis fósseis, como hidratos de gás no Cone de Rio Grande bacia de pelotas, Sul do Brasil. Caracterização de zonas geoquímicas e suas relações com a microbiologia através das análises químicas de sedimentos marinhos, água intersticial, gases livres, hidrocarbonetos e seus respectivos isótopos estáveis. As técnicas analíticas empregadas neste projeto foram espectrometria óptica com plasma indutivamente acoplado, cromatografia iônica, análise elementar (carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio), espectrometria de massa de razão isotópica, cromatografia gasosa. Técnicos e pesquisadores foram contratados para compor os recursos humanos deste projeto. Cabe ressaltar, que o projeto tem importância econômica, pois devido a elevada quantidade de gás na estrutura do hidrato,
países como o Japão e Canadá já estão em processos de utilização deste recurso como fonte de energia alternativa…

2009 - 2010 - Validação de métodos nos Laboratórios Nacionais Agropecuários

O projeto se enquadra dentro do fortalecimento e apoio à pesquisa, desenvolvimento e validação de métodos e demais atividades laboratoriais nos Laboratórios Nacionais Agropecuários por meio da concessão e bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq Muitos produtos brasileiros (carnes, mel) foram impedidos de serem comercializados com países da União Européia e EUA pela ausência de informações analíticas da possível presença de metais prejudiciais à saúde. Devido ao interesse do Brasil em exportar seus produtos ao comércio europeu e norte americano, este projeto tem como objetivo validar métodos para assegurar a qualidade dos produtos de exportação e em um futuro próximo, implementar nos Laboratórios Nacionais Agropecuários (LANAGROS) uma análise de rotina para o controle de qualidade dos produtos brasileiros. Título do Plano de Trabalho Desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de Hg e As em mel por ICP OES Os objetivos específicos são: 1) Desenvolver uma metodologia para a decomposição do mel;; 2) Desenvolver uma metodologia para a determinação de As e Hg em mel por ICP OES. 3) Validar o método desenvolvido segundo a diretiva 2002/657/CE. 4) Aplicar o método desenvolvido para
análise de mel de diferentes procedências…

2006 - 2010 - Controle de qualidade de matérias-prima utilizadas na produção de poliuretanos

Desenvolvimento de metodologias analíticas para a determinação de metais em matérias-prima utilizadas na produção de poliuretanos. Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de atender uma dificuldade industrial da Bayer. Diisocianato de difenilmetano polimérico (PMDI) e difenilmetano dianilina (MDA) são importantes matéria-primas na indústria de poliuretanos. Esses produtos têm uma ampla aplicação em diversas áreas como a medicina, catálise e eletrônica. Atualmente, considerável interesse tem sido dado em relação à presença de contaminantes metálicos em matérias- primas para a produção de polímeros, pois influenciam no processamento e alteram as propriedades térmicas dos produtos.

Objetivos do projeto: * Desenvolvimento de procedimentos para a decomposição de polióis, MDA, MDI por diferentes técnicas de decomposição utilizando sistema fechado com aquecimento por micro-ondas e sistema de combustão iniciada por micro-ondas para a posterior determinação de vários metais e halogênios por ICP-MS e ICP OES. * Aplicação da DSS-GF AAS para a determinação de Cr, Co, Cu, Fe, Ni, Na e K em matérias-prima (MDA e MDI) utilizadas na produção de poliuretanos.